» Notícias

Lavouras de soja estão confirmando as expectativas de produtividade

Publicado em 27 de Março de 2017.

Com a colheita da soja ocorrendo em todo o estado do Rio Grande do Sul, embora com variação evolutiva de uma região para outra devido as diferenças de solo e até de clima no estado que alteram as épocas de plantio e, por consequência a maturação das culturas, o resultado está confirmando a expectativa de excepcional safra.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Comercial Bortolan Gustavo Comin na região do Alto Jacuí a safra está mais adiantada, alcançando a marca de 50% das lavouras colhidas. Noutras localidades, como nas Missões em que o clima e o solo são diferentes, a preferencia é por variedades de ciclos tardios com plantio que não coincidem em datas de outras localidades. A colheita, portanto, está na fase inicial, porém com ótima produtividade. “Via de regra a safra deste ano tende superar os resultados obtidos nos dois anos anteriores e alguns fatores para tanto são; baixa incidência de doenças e infestação pragas, aliadas as condições climáticas favoráveis”, comentou.

Conforme levantamento realizado neste momento de máquinas nas lavouras, a produtividade da soja não baixa de 70 sc/ha, sendo este número facilmente superado. A exceção é uma ou outra área com problemas pontuais e que não interferem nas estatísticas.  

A Comercial Bortolan recomenda aos produtores o máximo de cuidado para evitar acidentes na lavoura ou no transporte dos grãos. A empresa comunica também que já está elaborando projetos para formação das lavouras de inverno e recomenda ao produtor aproveitar o intervalo entre a colheita da soja e plantio das culturas de inverno para fazer cobertura de solo sugerindo o nabo forrageiro, ou para quem vai manter aveia como cobertura, antecipar um pouco o plantio para não correr o risco de erosão.


Paulo Santos

Jornalista


« Voltar