» Notícias

Milho, situações diferentes resultados distintos

Publicado em 09 de Março de 2017.

A safra de milho neste ano está chegando ao seu final com grande variação de produtividade entre as lavouras. Segundo o Técnico Agrícola da Comercial Bortolan William Ceccom as áreas sequeiras tiveram dificuldades com a estiagem que ocorreu no mês de dezembro passado prejudicando severamente as plantas, reduzindo de forma significativa o vigor das cultivares, impondo um resultado abaixo do potencial produtivo de cada espécie implantada. A produtividade nestas áreas foi em média de 80 a 100 sc/ha, o suficiente para cobrir os custos. No caso das lavouras sequeiras que tiveram chuvas mais regulares o resultado da safra é de aproximadamente 150 sc/ha. 

Houve, também no mês de dezembro, localidades atingidas com granizo, danificando as plantações de milho no estádio de espigamento, e este também foi um limitador de produtividade, visto que não foi mais possível a recuperação satisfatória destas lavouras. A produtividade nestes casos baixou para cerca de 60 sc/ha.

Nas áreas irrigadas a produtividade deu um salto significativo, passando para surpreendentes 250 sc/ha em média. Ceccom ressalta que em todos os casos aqui relatados foram utilizados sementes com boa tecnologia e o manejo foi o adequado para cada realidade, visto que as condições de tempo permitiram as intervenções nos momentos recomendados. O resultado foi um desenvolvimento de lavouras com pouca ou nenhuma população de insetos e com excelente sanidade de plantas. 

Quanto a formação das lavouras de inverno a Comercial Bortolan já está com o seu corpo técnico a disposição do produtor para elaboração dos projetos, apesar dos preços oferecidos pela indústria não serem convidativos e de não haver uma definição quanto a questão, os insumos, por sua vez, estão com boa condição.

Produtor, converse com os profissionais da Comercial Bortolan para o planejamento da sua próxima lavoura, afinal somos a fiel parceira dos produtor.


Paulo Santos 

Jornalista

« Voltar