» Notícias

Soja, aspecto das lavouras animam produtores

Publicado em 23 de Fevereiro de 2017.

“As boas condições climáticas aliadas a tecnologia e manejo adequado das cultivares de soja neste verão estão resultando em excelente desenvolvimento da oleaginosa em nossa região, com potencial para grande produtividade”.  Esta é a observação do Engenheiro Agrônomo da Comercial Bortolan Gustavo Comin. Segundo ele, de modo geral, a soja está entrando no estádio de formação e enchimento de grãos e a planta canaliza sua força para a realização desta tarefa, razão pela qual a atenção se redobra com o objetivo de prevenir doenças, especialmente a ferrugem, podendo ocorrer a necessidade de mais uma intervenção para o controle. 

Comin salientou que a preocupação do produtor em controlar as pragas na fase inicial com manejo nos momentos certos, evitando a infestação severa, foi determinante para o bom aspecto que as lavouras apresentam. A particularidade é o atraso que haverá para a soja completar o seu ciclo, pois na maioria dos casos, em razão das chuvas, a formação das lavouras só ocorreu a partir da segunda quinzena de outubro, porém o bom comportamento do tempo favoreceu o excelente desenvolvimento das plantas. “A expectativa neste ano é que tenhamos na região lavouras com produtividades muito boa e outras excelentes, porém arriscar número ainda é cedo porque precisamos de algumas precipitações e mais alguns dias para termos noção da produtividade a ser alcançada, porém é animador o aspecto das lavouras. 

O Departamento Técnico da Comercial Bortolan continua monitorando as áreas dos produtores parceiros sabendo que as boas condições de sanidade das lavouras se deve a qualidade do manejo observando o tripé; época, intervalo e produtos. 


Paulo Sanjes dos Santos

Jornalista.


« Voltar